Administração de Juara através da Secretaria de Assistência Social implantará programa de trabalho do Governo Federal que visa amparar trabalhador com vulnerabilidades a ingressarem no mercado de trabalho.
A Secretária de Assistente Social de Juara Cristina Mota, tem acompanhado a oferta de empregos em Juara, porque a sua pasta tem ligação com os trabalhos do SINE e novidade serão implantadas em 2023.
Em entrevista a Rádio Tucunaré e site Acesse Notícias, ela explicou, que a assistente social e a psicóloga acompanham uma família, observar as condições de emprego também faz parte desse trabalho apontou a Secretaria.
O novo programa será inaugurado em 2023 será o Acessuas Trabalho – Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, que constitui na presença de um profissional no SINE de Juara, atendendo as pessoas e orientado a entrarem no mercado de trabalho, como elaborar um currículo, como se apresentar na primeira entrevista de emprego, entre outros, explicou Cristina.
O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.
As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.
Público do Programa
Populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14* e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda soco assistenciais, em especial:
- Pessoas com deficiência;
- Jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
- Pessoas inscritas no CADÚNICO;
- Adolescentes e jovens no sistema socioeducativo e egressos;
- Famílias com presença de trabalho infantil;
- Famílias com pessoas em situação de privação de liberdade;
- Famílias com crianças em situação de acolhimento provisório;
- População em Situação de Rua;
- Adolescentes e jovens no serviço de acolhimento e egressos;
- Indivíduos e famílias moradoras em territórios de risco em decorrência do tráfico de drogas;
- Indivíduos egressos do sistema penal;
- Beneficiários do Programa Bolsa Família;
- Pessoas retiradas do trabalho escravo;
- Mulheres vítimas de violência;
- Jovens negros em territórios do Plano Juventude Viva;
- Adolescentes vítimas de exploração sexual;
- Povos e comunidades tradicionais;
- Público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBTT;
- Entre outros, para atender especificidades territoriais e regionais;
A secretária Cristina, antes de encerrar a entrevista, agradeceu o apoio que vem recebendo do Prefeito Carlos e do Vice Ney da farmácia que sempre estão atentos para o que for melhor para a população e que em 2023 novidades virão.