Muitas pessoas contaminadas por vírus ISTs, que são as Infecções Sexualmente Transmissíveis, quando descobrem que estão contaminadas com a doença, após o primeiro diagnóstico acabam abandonando o tratamento, conforme explicou Cristiane Ávila, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) de Juara.
As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
A coordenadora ressalta que um dos motivos desses pacientes abandonarem os tratamentos é a vergonha de irem até as unidades de saúde para receber o medicamento recomendado para tratar da doença, e isso tem sido um fato muito sério, porque algumas pessoas que faziam tratamento e abandonaram, sofreram sérias consequências e algumas delas faleceram.
O tratamento pode ser feito na unidade de saúde do seu bairro ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) de Juara que tem o Dr. Haroldo Hatanaka como médico que atende todos os pacientes. Os atendimentos são de forma sigilosa e confiante, tanto por parte do médico quanto pela equipe de enfermeira que trabalham nas respectivas unidades.
O CTA/SAE não recebem somete pacientes com esse tipo de doença, então não há o porquê ter acanhamento de ir até essa unidade de saúde, e o tratamento continuando sendo a melhor prevenção precoce que existe, afirmou a coordenadora, Cristiane Ávila.
“O número de pessoas com contaminadas com esses vírus é muito grande, e tem aumento nos últimos meses, e isso é um fato preocupante para a área de saúde pública, então gente eu faço aqui um apelo venham se tratar, não abandone seu tratamento e você é saudável, na hora do sexo use preservativo, porque quem vê cara, não vê coração”, orientou a coordenadora Cristiane.