Juara – Mato Grosso
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024

BC articula Pix internacional com 4 países da América Latina

Segundo Campos Neto, a ideia seria montar um bloco de países da América Latina que possam fazer transações instantâneas seguindo os moldes do Pix. | Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o projeto do Pix internacional está sendo discutido com Uruguai, Colômbia, Chile e Equador. As declarações do chefe da autarquia foram dadas nesta segunda-feira, 27, em evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, em Brasília.

Segundo Campos Neto, a ideia seria montar um bloco de países da América Latina que possam fazer transações instantâneas seguindo os moldes do Pix.

“Estamos pensando como fazer o Pix internacional”, disse. “Alguns países da América Latina já estão discutindo conosco como eles vão adotar o Pix. Achamos que vai ter um bloco. Você viaja entre os países e faz o pagamento automático. Assim, se resolve o problema do pagamento transfronteiriço.”

O presidente do BC disse também que, com o Pix internacional, não haveria mais necessidade de continuar a articulação da moeda única.

“Acho que isso é uma forma de unificar o bloco, sem necessidade de falar em termos de moeda”, sugeriu Campos Neto. “Se a gente tem um pagamento instantâneo, já unificado, nós já fazemos o trabalho de pagamento transfronteiriço.”

No começo deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou até a Argentina para debater uma possível unificação monetária com o Brasil.

Fonte: Revista Oeste

Parceiros e Clientes

Entre no grupo Acesse Notícias no Whatsapp e receba notícias em tempo real.
Feito com muito 💜 por go7.com.br