No próximo domingo, 1º de agosto, os eleitores dos municípios de Acorizal, Matupá, Torixoréu vão às urnas para eleger um novo prefeito e seu vice.
A eleição suplementar será realizada porque os prefeitos dos três municípios tiveram o mandato cassado.
Em Acorizal, o então prefeito, Meraldo Sá, foi cassado por improbidade administrativa. Mesmo motivo para a cassação do prefeito de Matupá, Fernando Zafonatto.
Já em Torixoréu, Inês Mesquita Coelho, candidata reeleita, foi impedida de assumir o cargo porque a justiça não permite mais de dois mandatos seguidos de um mesmo grupo familiar. O marido de Inês, Odoni Mesquita Coelho, já falecido, era prefeito da cidade antes dela.
Disputam a eleição em Acorizal, o vereador Benna Lemes, do DEM, e Maldo Sá, do PP, como vice. O outro candidato a prefeito é Diego Figueiredo Taques, do PSD.
Acorizal tem seis mil 184 eleitores aptos a votar.
Em Matupá, concorre ao cargo o ex-vice-prefeito Bruno Mena, do DEM, e o tucano Celso Luiz Sorgatto, como vice.
Também estão na disputa o delegado da Polícia Civil, Geraldo Gezoni, PSB, e Fernando Bortolin, do PP, que compõe a chapa como vice.
Outra candidata é Marinilde Dal’Acqua, do MDB, e Martin Costin, como vice na coligação.
Em Matupá 12 mil 872 eleitores podem votar.
Em Torixoréu, o agrônomo Jonnes Saggin, do PL, disputa o cargo. Ele tem Raimundo Ferreira da Silva, PSL, como vice.
Outro candidato é o vereador Thiago Timo, do PSB, que desde janeiro é prefeito interino do município. Seu vice é o vereador José Wilton, do mesmo partido.
Três mil 308 eleitores estão autorizados pela justiça eleitoral a votar em Torixoréu.